SC e EUA debatem com�rcio e coopera��o em inova��o, sa�de e educa��o

17/08/2018 07:06:00

Diplomatas informaram que pretendem tornar a regi�o sul do Brasil mais conhecida na Am�rica do Norte

SC e EUA debatem com�rcio e coopera��o em inova��o, sa�de e educa��o

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre debateram a ampliação do comércio e da cooperação em áreas como inovação, saúde e educação, durante reunião nesta quinta-feira, dia 16, em Florianópolis.

O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, destacou que o estado tem interesse em fortalecer a parceria bilateral:

“Os Estados Unidos são o principal destino das exportações catarinenses. Isso nos engrandece e consideramos uma vantagem competitiva, pois é um mercado seletivo”.

Ele lembrou que Santa Catarina é a sexta maior economia do Brasil, tem uma indústria diversificada e desconcentrada.

Julia Harlan, cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, comentou que:

“Temos interesse em todas as áreas de negócio, especialmente educação e inovação. Há muitas oportunidades para trabalhar com vocês. Nós queremos levar às pessoas dos Estados Unidos mais informações sobre as oportunidades que a região Sul do país oferece. É por isso que estamos aqui".

Aguiar disse que é uma meta da Fiesc aumentar o intercâmbio comercial tanto na exportação quanto na importação:

“Nossa indústria deve exportar, mas também importar produtos complementares que consigam agregar mais qualidade e melhor custo para que o setor produtivo catarinense possa ser mais competitivo”.

Ele lembrou que as entidades da Fiesc, Sesi e Senai, têm cooperação nas áreas de saúde, educação e inovação com instituições como a Universidade de Stanford, Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (Niosh) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

 

EXPORTAÇÕES

As exportações catarinenses para os Estados Unidos somaram US$ 1,41 bilhão em 2017.

Os principais produtos embarcados no período foram automóveis de passageiros, partes de motores, obras de carpintaria para construções, móveis e motores e geradores elétricos.

No mesmo período, o estado importou US$ 785 milhões do país da América do Norte.

Entre os principais produtos estiveram polímeros de etileno, hulhas e combustíveis sólidos, álcool etílico e adubos fertilizantes.

 

INVESTE SC

Durante o encontro também foi apresentada a INVESTE SC, parceria entre a Fiesc e o Governo do Estado que atua na divulgação de oportunidades e na prospecção de empresas interessadas em realizar investimentos nos setores de alto valor agregado.