Patrocinado
MEC divulga as melhores instituições para estudar no Brasil

MEC divulga as melhores instituições para estudar no Brasil

Conteúdo oferecido por Unicesumar

 

 

Ministério da Educação (MEC), divulgou na sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União, o Índice Geral de Cursos (IGC), considerada a mais importante avaliação de ensino.

O índice avalia todas as instituições de ensino superior no país, tanto as públicas quanto as privadas, com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e de pós-graduação de cada uma delas.

O diretor da Unicesumar, polos de Blumenau, Jaraguá do Sul, Indaial e Gaspar da Unicesumar, Adriano Albano avalia o índice:

“É uma ferramenta poderosa que o aluno tem a seu dispor para saber em qual universidade irá fazer o curso escolhido”.

IGC é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao MEC, sintetizando em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, presenciais e a distância, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. 

O cálculo do é realizado anualmente e considera a média dos dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio.

As notas vão de 1 a 5. Em 2016: 0,4% das instituições de ensino superior obtiveram conceito 1, 14% conceito 2, 66,7%, conceito 3, 17,4%, conceito 4 e 1,5%, conceito 5, em todo o Brasil. 

Sendo que, entre as mais de 80 instituições de ensino superior, graduação e pós-graduação, presencial ou a distância, particular ou pública, de Santa Catarina, apenas 12 delas obtiveram a nota 4.

A nota máxima, 5 foi apenas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No Médio Vale do Itajaí, a Unicesumar, que está presente nas cidades de Blumenau, Indaial e Gaspar, e 30 unidades no estado, ganhou destaque, com nota 4, em primeiro lugar, com o maior conceito do Ministério da Educação, entre todas as instituições particulares de ensino presencial e a distância.

Nenhuma instituição de ensino superior do Brasil que oferece EAD conseguiu, por tantos anos consecutivos, manter-se nesse nível de excelência.

“A Unicesumar está entre as 10 melhores do Brasil, e a qualidade é mantida em todas as cidades em que está presente. Tanto que, mesmo sendo exigido pelo MEC que apenas 30% do corpo docente seja formado por mestres ou doutores, a Unicesumar tem 80% de mestres e doutores, bem além do que seria obrigada. Este é apenas um índice, entre tantos que comprovam a preocupação da instituição com a qualidade do ensino”, avalia Albano.

Confira os resultados no Vale do Itajaí:

Fonte: MEC

Para conhecer todos os resultados acesse o link clicando aqui.

 

SOBRE A UNICESUMAR

Possui 250 polos de EAD, 90 mil alunos, 3 mil colaboradores e presença em todos os estados brasileiros. Atualmente, são 45 cursos de Graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) e 80 cursos de pós-graduação, além de 400 cursos livres e cursos desenvolvidos sob demanda para empresas. Possui quatro campi de ensino presencial nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, no Paraná. Seu corpo docente é formado por mais de mais de 800 professores, sendo 80% mestres e/ou doutores.

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado