ARESC reajusta tarifa do g�s natural

25/06/2018 10:00:00

Valores m�dios para cada segmento valem a partir de 1� de julho

ARESC reajusta tarifa do g�s natural

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) anunciou na semana passada, no Diário Oficial, a autorização para aplicação de reajustes nas tarifas para os consumidores de gás natural em Santa Catarina, por meio da resolução nº 106/18.

A decisão determina os reajustes estimados em valores médios para cada segmento a partir de primeiro de julho conforme a seguir:

 

- Industrial: +26%

- Comercial: +15%

- Residencial: +11%

- Veicular: +27%

 

Além disso, também foi publicada hoje a resolução nº 107, que reajusta a margem bruta que compõe as tarifas, com aplicação a partir de primeiro de agosto.

Os efeitos estimados serão de:

 

- Industrial: +0,9%

- Comercial: +2%

- Residencial: +2,5%

- Veicular: +0,8


A tarifa de gás natural é atualizada no mínimo semestralmente pelo regulador por meio da conta gráfica, ferramenta criada rm dezembro de 2016.

O mecanismo acompanha as movimentações do dólar e do custo do gás - valor pago pela SCGÁS ao seu supridor -, que varia de acordo com o preço de uma cesta de óleos internacionais, entre os quais o principal é o petróleo.

A gerência de planejamento da SCGÁS analisará os efeitos das resoluções nas tarifas, em todos os segmentos e faixas de consumo, e divulgará as novas tabelas de preço oportunamente.