Aplicativo ou site mobile: qual � o mais indicado para sua empresa?

06/06/2018 08:00:00

Por Al�cio Gomes Neto, diretor de tecnologia da Sparta Labs

Aplicativo ou site mobile: qual � o mais indicado para sua empresa?

Por Alécio Gomes Neto
Diretor de tecnologia da Sparta Labs

 

Na hora das empresas buscarem presença digital surgem muitas dúvidas: quais ferramentas são as mais indicadas e de que forma posso usa-las a favor do meu negócio?

Como minha empresa pode ser encontrada mais facilmente no ambiente on-line?

Como posso manter o relacionamento ativo com meus clientes?

Entre outras dúvidas, muitos deparam-se com a pergunta: qual a diferença entre um aplicativo e um site mobile?

Qual a aplicabilidade de cada uma dessas situações?

Para esclarecer, explico abaixo qual a função de cada uma dessas soluções.

 

Site mobile

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, do acesso a redes de wi-fi e tráfego móvel, ter um site mobile deve ser tratado como um requisito obrigatório no momento de criar sua página na internet.

Isso significa ter um site projetado de forma visual e de navegação para menores telas, que se adaptam de acordo com o dispositivo, sendo um smartphone ou tablet.

O site é facilmente acessado via buscadores ou apenas digitando o endereço do canal. Isso se deve que todo celular já vem com um navegador.

Isso também quer dizer que, na hora de buscar por algo, o consumidor precisa encontrar sua empresa de forma rápida e fácil.

Sites que são otimizados para o ambiente mobile são classificados como “mobile-friendly” e aparecem nos melhores resultados de busca do Google.

 

Aplicativo

Nesse caso estamos falando de uma aplicação ou software desenvolvido para determinados sistemas operacionais e modelos de smartphone ou tablets que precisam de um download para rodar e geralmente interagem com os elementos do celular onde estão abrigados, como por exemplo: câmera, GPS, lanterna entre outros.

Outro ponto importante é que não demandam necessariamente de conexão com a internet, pois podem rodar sem estar conectado e enviar notificações para o cliente.

Diante disso, o melhor caminho é iniciar a expansão on-line tendo uma boa presença no ambiente digital a partir de um site “mobile-friendly”.

E de acordo com seus objetivos de negócio, desenvolva um aplicativo para situações que sejam necessárias para fortalecer o relacionamento com seu cliente e promover experiências mais envolventes.

 

Sobre a Sparta Labs

A Sparta Labs é uma desenvolvedora de aplicativos localizada em Blumenau.

Fundada em 2012, tem atuação nacional com clientes dos mais diversos portes e segmentos.

Seu portfolio de projetos envolve desenvolvimentos de apps em Android e iOS, plataformas web e soluções de interatividade.