Santa Catarina ter� a primeira compartimenta��o de avicultura de corte do mundo

21/03/2018 20:00:00

Certifica��o ser� entregue a empresa Seara Alimentos

Santa Catarina ter� a primeira compartimenta��o de avicultura de corte do mundo

O Ministério da Agricultura, a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) promoverão solenidade de certificação da unidade catarinense da Seara Alimentos, localizada em Itapiranga, como a primeira unidade produtora de frangos de corte do Brasil e do Mundo certificada com a compartimentação.

 

Certificação

A solenidade de certificação contará com a presença do ministro Blairo Maggi e entidades do agronegócio.

O evento ocorre no dia 26, às 10 horas da manhã, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.

O presidente da ACAV José Antônio Ribas Júnior destaca que “este é um importantíssimo avanço para a avicultura catarinense e brasileira. Quem acompanhou de perto este tema sabe o valor institucional desta conquista para o setor produtivo e para o estado”.

 

Programa

A compartimentação é um programa que consiste, basicamente, na estruturação da produção em compartimentos, que mapeiam e isolam plantas e estruturas de granjas.

É um sistema de produção fechado, no qual os ovos, os animais, o abate, os caminhões de ração, devem circular dentro desse compartimento.

Ribas explica que, com esse modelo produtivo, a reação a eventos epidemiológicos será mais rápida e de mais fácil controle:

“Sem a compartimentação, um foco de doença em qualquer parte do território nacional pode trancar toda a exportação brasileira de carne de frango”.