Prefeitura de Blumenau ir� lan�ar edital para constru��o do Mercado P�blico

02/03/2018 12:00:00

Projeto estava engavetado h� quase 11 anos e retorna na pauta da gest�o municipal

Prefeitura de Blumenau ir� lan�ar edital para constru��o do Mercado P�blico

Por Ana Paula Dahlke

Redação Noticenter

 

Uma nova oportunidade de investimento será lançada em Blumenau.

Em uma reunião realizada ontem, dia 1, com o vice-prefeito Mário Hildebrandt, o secretário de turismo e presidente do Parque Vila Germânica Ricardo Stodieck, o procurador-geral Rodrigo Jansen e o arquiteto Christian Krambeck, definiu a proposta de oferecer à iniciativa privada a construção do Mercado Público em Blumenau.

Hildebrandt destaca que o objetivo é lançar o edital de licitação em até 90 dias:

“Depois de discutirmos a modalidade e definirmos com o prefeito Napoleão qual seria a melhor maneira de conseguirmos executar a obra, convidamos o arquiteto Cristian e conversamos sobre os detalhes do projeto e sobre como vamos dar seguimento ao processo. O objetivo do edital é buscar parceiros privados que nos auxiliem a viabilizar a obra e possam também usufruir de parte do espaço para investimento e a outra parte para uso da Prefeitura, através dos feirantes”.

Em 2007 a gestão da época havia feito um concurso nacional que recebeu 158 inscrições e 87 projetos arquitetônicos entregues.

A comissão escolheu o projeto da Terra Arquitetura e Planejamento, de Blumenau, sob responsabilidade de Christian e outros coautores:

“Incentivar realmente e atrair empresários inteligentes, sensíveis e preparados, que além de perceber o potencial de um dos locais mais vivos, rentáveis e diversos do sul do país, com potencial crescente, além de garantir seus lucros e retorno dos investimentos, também seja capaz de se preocupar com o futuro e qualidade de Blumenau e Vale do Itajaí”.

Engavetado há 11 anos, agora, o mercado irá substituir a atual Feira Livre, localizada em frente ao Galegão.

 

ESTRUTURA

A estrutura com uma área de 7.460 metros quadrados, irá oportunizar que artesãos, produtores e cooperativas artesanais comercializem seus produtos, movimentando e fortalecendo a economia local.

O projeto ainda prevê dois pavimentos e subsolo e contará com 134 vagas de estacionamento, boxes de serviços diversos, cervejaria, floricultura, confeitaria, um espaço para praça de alimentação no piso superior e restaurante.

O potencial investidor que ganhar a licitação poderá construir o mercado de acordo com o projeto e explorar os pontos comerciais e o estacionamento.