neg�cios

Setor tecnol�gico de Santa Catarina � destaque nacional em 2017

21/12/2017 12:00:00

Estado foi considerado o maior em densidade de startups

Setor tecnol�gico de Santa Catarina � destaque nacional em 2017

Santa Catarina é o terceiro estado com maior número de startups com tecnologias emergentes, que desenvolvem algum tipo de inovação, de acordo com o levantamento da aceleradora Liga Ventures, e o segundo  em número absoluto de empresas nascentes, ficando atrás somente de São Paulo.

No ranking de densidade de startups por número de habitantes, o estado está em primeiro lugar entre os estados brasileiros, com 5 cidades no top 10:

  1. Florianópolis

  2. Chapecó

  3. Joinville

  4. Blumenau

  5. Balneário Camboriú

 A capital foi reconhecida como a cidade com maior densidade de startups e conquistou o segundo lugar geral do Índice Cidades Empreendedoras (ICE), da organização mundial de fomento ao empreendedorismo Endeavor.

Projetos como o Startup SC, do Sebrae SC, trabalham para fomentar o empreendedorismo na região.

Somente neste ano, a iniciativa impactou mais de 5 mil pessoas, oferecendo mentorias, capacitação e encontros para discussão de problemas enfrentados por empreendedores do ramo.

Para 2018, os organizadores do projeto planejam o primeiro evento que reunirá todo o ecossistema empreendedor catarinense: Startup SC Summit.

Das 140 startups que passaram pelo programa do Sebrae, 66% continuam ativas. Juntas, o faturamento delas chegou a R$ 43 milhões em 2016 e gerou 585 empregos para o estado.

Guilherme Lopes, líder regional da Endeavor, destaca que estar conectado a oportunidades globais influencia diretamente na capacidade de inovação da empresa:

“O empreendedor precisa crescer junto com o seu negócio. Para isso o ecossistema ao seu redor não pode atrapalhá-lo. Ter gente boa formada nas universidades, instituições de pesquisa ativas e não um governo que engesse a gestão da empresa permite que o empreendedor foque no que é importante para o sucesso da sua startup”.