neg�cios

Mais de 30 empresas s�o criadas com apoio da incubadora da Udesc Ibirama

21/11/2017 17:00:00

Cerca de 70% continuam atuando no mercado da regi�o do Alto Vale do Itaja�

Mais de 30 empresas s�o criadas com apoio da incubadora da Udesc Ibirama

Seis empresas passaram este ano pela Agência de Desenvolvimento Empresarial da Região de Ibirama (Aderi), incubadora mantida pelo Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Desde a fundação da agência em 2008, 24 projetos, ao todo, já foram incubados.

Dessas, cerca de 70% continuam atuando no mercado da região do Alto Vale do Itajaí.

A maioria das empresas incubadas é formada por estudantes e egressos dos cursos de Engenharia Sanitária, Ciências Contábeis e Engenharia de Software da Udesc Ibirama.

Conheça as empresas de 2018:

  • H2SA: formada pela ex-aluna Ana Carla da Silva, atua na revisão de planos de saneamento básico, ações de licenciamento ambiental e diagnóstico dos tratamentos individuais de esgoto. Em 2018, a empresa apresentará um plano para a formação de um sistema municipal de limpa-fossa para a cidade.

  • Governa Pública: auxilia as prefeituras na prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) e já firmou contratos com oito municípios. É formada pelos egressos e irmãos Ronaldo, Edson e Fernando Garlini, do curso de Ciências Contábeis.

  • Integral Soluções de Engenharia: comandada por Jonathan David de Abreu, que cursou Engenharia Sanitária, desenvolve tecnologias de baixo custo e alto desempenho no tratamento de água industrial e residencial, além de métodos para a gestão de resíduos sólidos de maneira sustentável.

  • By World: atua com foco em desenho, programação e publicação de videogames, pertence aos alunos Rafael de Miranda, Tulio Meneghelli e Matheus Zuckuhr, do curso de Engenharia de Software.

  • Softlize - Soluções e Sistemas e PrograMEi: atua em vários projetos com foco no desenvolvimento de sites e aplicativos móveis, já a segunda desenvolve softwares para a gestão de microempreendedores individuais, tendo como responsável o ex-aluno Douglas Felipe Siedschlag, de Engenharia de Software.

Segundo o professor o diretor de Extensão da Udesc Ibirama, Jaison Savegnani, a Agência de Desenvolvimento Empresarial da Região de Ibirama, é dotada de capacidade técnica e administrativa e de infraestrutura para amparar o empreendedor e seu negócio.

"Seu papel fundamental é a sustentação e a ajuda inicial à sobrevivência de novos negócios por meio de inovações tecnológicas, serviços e produtos. Auxilia na instalação com materiais e no desenvolvimento da empresa com suporte de administradores e consultor empresarial", explica.

As propostas para receber apoio da agência podem ser encaminhadas por meio de edital de ingresso, aberto a qualquer tempo.

A Aderi seleciona empresas com base na análise dos pedidos de projetos com viabilidade técnica e econômica, geradas a partir de identificações que atendem principalmente as necessidades da região.