Neg�cios

Startup catarinense muda plano de neg�cios e recebe acelera��o no Canad�

08/11/2017 12:15:00

Byond teve tamb�m apoio da Rede de Investidores Anjo de Santa Catarina (RIA SC)

Startup catarinense muda plano de neg�cios e recebe acelera��o no Canad�

A startup catarinense Byond, incubada no MIDI Tecnológico, está entre as 193 empresas brasileiras que estão inovando na área de tecnologias emergentes.

Essa informação é do estudo Liga Insights Emerging Technologies, realizado pela Liga Ventures, em parceria com a TIVIT e a Intel.

O crescimento da Byond, de Florianópolis,especializada em rastreamento, localização e monitoramento de itens e ativos na Indústria Automotiva, ocorreu após a mudança do modelo de negócios da empresa.

A startup começou a focar seus esforços na indústria de manufatura para encontrar soluções de rastreabilidade de produto utilizando IoT(Internet das Coisas), área que até 2025 deve movimentar R$ 135 bilhões no Brasil.

O investimento na Byond foi R$ 250 mil feito por três investidores da Rede de Investidores Anjo de Santa Catarina (RIA SC), uma iniciativa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Anjos do Brasil.

Após isso, startup passou, em abril, por uma aceleração no Canadá, aumentou a equipe e reestruturou os serviços oferecidos.

Gustavo Yugo Cunha, CEO da startup, conta que o investimento-anjo foi essencial para descobrir o foco da atuação.

“Este perfil de investidor precisa ter o objetivo de investir nos empreendedores, e não necessariamente na ideia. Foi o nosso caso: tínhamos uma oferta muito genérica que competia com grandes empresas. Foi quando nos propusemos a focar na indústria que encontramos a demanda de soluções de rastreabilidade utilizando conceitos de Manufatura Avançada (IoT)”, conta.

Entre as novas conquistas da Byond estão dois projetos fechados com a Gerdau e a aprovação na primeira fase do FINEP Startups, iniciativa que busca auxiliar empresas nascentes por meio de investimento.

A Byond é incubada do MIDI Tecnológico, incubadora tencológica. A startup também foi selecionada para o programa de inovação aberta Link Lab, da ACATE, sendo orientada pela empresa Teltec.