Confer�ncia Brasileira de Estabilidade de Encostas ser� em Florian�polis

20/10/2017 15:00:00

T�cnicos estar�o reunidos nos dias 2 e 4 de novembro

Confer�ncia Brasileira de Estabilidade de Encostas ser� em Florian�polis

O desastre natural e os deslizamentos provocados pelas chuvas intensas registradas em 2008 em Santa Catarina são o foco principal da Cobrae 2017, evento nacional que se realiza em Florianópolis, no Costão do Santinho Resort, entre os dias 2 e 4 de novembro de 2017

Os movimentos de terra como deslizamentos e erosões no solo e os progressos técnicos dos últimos anos estão entre os temas a serem discutidos na  Conferência Brasileira de Estabilidade de Encostas.

Em sua sétima edição, a Cobrae 2017 já tem data marcada e acontece de 02 a 04 de novembro, em Florianópolis (SC), no Costão do Santinho Resort. A organização fica por conta da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Núcleo PR e SC).

A programação do evento inclui palestras com grandes nomes da geotecnia brasileira e internacional para o público acadêmico e profissional. A abordagem ainda compreende temas técnicos, análise e estudo de taludes e encostas, assuntos relacionados à normatização, novos instrumentos e à atuação dos profissionais diante de emergências e desastres geotécnicos.

 

DIAGNÓSTICO

Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as chuvas de novembro de 2008 em Santa Catarina estiveram fora dos padrões registrados em outros anos. Os índices pluviométricos  mensais naquele ano em cidades como Blumenau e Joinville giraram em torno de 1.000 mm, enquanto a média mensal para estes locais não costuma ultrapassar os 150 mm.

Escorregamentos e corridas de lama ocasionaram mortes e muitos prejuízos avaliados, à época, em mais de R$ 4 bilhões nos setores de infraestrutura, social e produtivo.

A programação do evento conta com sessões técnicas, apresentação de artigos e minicursos. Cerca de 500 pessoas são esperadas na VII Cobrae.

Saiba mais: www.cobrae2017.com.br