Retrofit em hot�is permite reforma inteligente

17/08/2017 08:30:00

Engenheiros da Alves Esp�ndola Engenharia e Consultoria explicam uso da plataforma BIM

Retrofit em hot�is permite reforma inteligente
Kesia Alves da Silva e Euclides Ademir Esp�ndola, da Alves Esp�ndola Engenharia e Consultoria

A plataforma BIM pode facilitar a vida de proprietários de hotéis e pousadas em processos de adaptação ás novas normas e leis.

O assunto foi tratado pelos engenheiros da Alves Espíndola Engenharia e Consultoria, Kesia Alves da Silva e Euclides Ademir Espíndola, num encontro realizadono Centrosul, em Florianópolis, e promovido pela ABIH-SC.

A sigla BIM  é uma abreviação de Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção.

Executada em computador, a plataforma BIM auxilia na construção sustentável.

Os engenheiros explicam que a plataforma pode ser usada com vantagens na atualização dos prédios do ramo da hotelaria não adaptados às novas normas e leis, chamado retrofit, termo utilizado para adaptação de edifícios existentes, mantendo as características originais do empreendimento.

“É uma reforma significativa com adaptações inteligentes, que melhoram o desempenho da estrutura”, explica Euclides Espíndola.

Para fazer o retrofit, o hoteleiro não precisa parar o funcionamento do seu estabelecimento.

O engenheiro relata que sãovisíveis a diferença e os benefícios da plataforma BIM: facilitar a troca de informações e documentação desde a fase da concepção do projeto de reforma,até a manutenção e a operação.

A Alves Espíndola Engenharia e Consultoria já atendeu de hotéis pequenos até empresas hoteleiras de grande porte, bem como hotéis anteriores a década de 90 que não foram construídos debaixo das normas e leis atuais.

A gerente comercial Kesia Alves esclarece que usando os programas BIM para o retrofit em um hotel, a redução do tempo é inquestionável:

“Esta plataforma permite ensaiar, desenhar um protótipo 3D, prever todas as interferências e reações dos elementos de uma obra de engenharia às vezes complexa, colocando o antigo da melhor forma.

A metodologia e a plataforma BIM pode ser implementada a qualquer tempo, mesmo que as obras já tenham sido iniciadas pelo hoteleiro. Ela vai facilitar e diminuir o tempo de execução da reforma, proporcionado ao empresário um ganho nos custos e liberando logo as instalações para os hóspedes, ganhando, assim, em maior ocupação”