Patrocinado
Programa de Líderes Coach está com inscrições abertas na FFM

Programa de Líderes Coach está com inscrições abertas na FFM

Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) Coach está com as inscrições abertas na Fundação Fritz Müller, em Blumenau. O curso que acontece a partir de 08 de Maio é um programa consistente, prático e inovador voltado ao desenvolvimento de habilidades de liderança, com foco na metodologia de coach.

O programa existe no mercado há 10 anos e já formou mais de 1,2 mil líderes no Brasil. Em 2016 foi reconhecido pela Google Brasil como case de inovação.

 

Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

A psicóloga e master coach Vanusa Cardoso fala sobre a importância de desenvolver a liderança através da metodologia coach:

O que é SER um líder coach?

 Não é por acaso que no título a palavra SER está em letra maiúscula. Um líder coach é necessariamente uma pessoa que investe no seu SER, no seu autoconhecimento.

Um líder coach vai muito além da técnica e teorias aprendidas. Ele potencializa, desenvolve, transforma, faz eco e acende brasas nas pessoas!

Para que ele consiga fazer tudo isso com o outro, primeiro precisa fazer consigo mesmo, ou seja, antes de ser líder do outro preciso primeiro liderar a mim mesma, ser uma “líder de si”.

Antes de liderar bem uma equipe preciso primeiro liderar minha família, minha vida. Essa é a lógica, o processo se dá de dentro para fora.

Quando o processo não ocorre dessa forma “de dentro pra fora” o que percebo é que não se sustenta, o líder até diz “sei liderar” mas ao primeiro revez e stress que tem, suas habilidades de liderança podem ir por água abaixo. Sabem porquê? Por que sua liderança ficou somente no nível superficial, conceitual, na “primeira onda”.

 Então o que fazer para se tornar de fato um líder coach? Minha resposta é, busque sim por técnicas, conceitos, cursos que lhe preparem para a liderança. Mas, paralelamente a isso invista em seu autoconhecimento, lidere a sim mesmo!

Outra provocação que faço é: aplique o que você aprende!

É muito comum nos meus coachgroups os líderes dizerem: Vanusa já fiz cursos de liderança! Quando escuto isso respondo com uma afirmação e uma provocação: – Ótimo, você aplica?

 Acredito verdadeiramente que saber sem fazer continua sendo não saber, por isso líder, aplique, aplique, aplique o que você aprende!

 Outro pilar da liderança coach é o “ver vendo as pessoas”. Provoco a todo tempo os líderes a fazerem uma boa limpeza nos seus óculos, a olharem para as pessoas com empatia. Este é um exercício tão simples e ao mesmo tempo tão poderoso.

 Aliás, liderança está exatamente nisso, em tornar as coisas simples!

 Muitos líderes me perguntam: – Vanusa, como eu mantenho as pessoas motivadas, engajadas? Minha resposta é: olhe “vendo as pessoas”, promova semanalmente breves encontros para fortalecer e esquentar seu time, esteja próximo deles, transmita confiança, provoque-os a evoluir, dê constantemente feedback de reconhecimento e aprimoramento.

É assim que mantemos as pessoas engajadas, nos engajando com elas.

É simples líder, mas precisa ser feito sempre, todos os meses, esse é o segredo!

Outro aspecto importantíssimo da liderança coach é “julgue menos e compreenda mais”. Cada vez que vier o ímpeto do julgamento faça esse exercício, procure compreender os motivos pelos quais o fato ocorreu, faça muitas perguntas.

Aja com AMOR/VERDADE, tenha coragem de expressar o que sente com franqueza e gentileza.

Peça a sua equipe feedbacks, esteja aberto a aprender e reconhecer suas fraquezas. Invista em si, líder, em se tornar uma pessoa mais consciente.

Já parou para pensar no poder do seu crachá? Muitas vidas e famílias dependem de você, da sua gestão. Como você está gerindo essas pessoas?

O que você tem feito para se fortalecer e se preparar para liderar de forma coach?

Nossa missão enquanto empresa é essa, instrumentalizarmos os líderes com técnicas consistentes que os deixem seguros para conduzir suas equipes com assertividade e eficácia.

Acreditamos que um grupo de líderes forte e motivado tem o poder de promover transformações na companhia e na vida das pessoas. Líderes são “eco” na vida das pessoas.

Patrocinado
Patrocinado