Como oferecer um turismo criativo para se diferenciar no mercado?

30/11/-0001 00:00:00

Relat�rio d� as respostas para micro e pequenos empres�rios do setor que buscam inova��o nos neg�cios

Como oferecer um turismo criativo para se diferenciar no mercado?

Mais do que viajar para conhecer pontos famosos no local de destino, fazer turismo pode ser uma atividade criativa.

É o que apostam muitos empreendedores do setor que aproveitam o potencial culinário, musical e artístico das cidades, envolvendo também a população local, para encantar e atrair visitantes.

Este é o preceito do turismo criativo, uma nova segmentação que pode trazer boas oportunidades de negócio e que é detalhada em recente relatório produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae.

Entre as tendências que irão influenciar o setor pelos próximos anos está o turismo de experiência.

A busca por novas sensações em viagens, que vão além da visitação de pontos turísticos é algo que tem crescido no mercado e deve se desenvolver ainda mais.

Alguns comportamentos auxiliam a desenhar o perfil do turista criativo: procura experiências diferenciadas que o integrem à localidade, tende a combinar diversos tipos de turismo em uma mesma viagem (ecoturismo, gastronômico etc) e compartilha ativamente esta vivência nas redes sociais.

Enquanto alguns países exploram com muito sucesso seus diferenciais - como a culinária e a fotografia pelas ruas de Paris, os cursos de body art em Ibiza e mesmo aulas que vão da massagem ao boxe, na Tailândia - algumas cidades brasileiras começam a se destacar no turismo criativo. Isso pode ser feito em grandes cidades como São Paulo (que oferece tours gratuitos de bicicleta por pontos turísticos) e Porto Alegre (em aulas de dança gaúcha, de preparação de chimarrão e churrasco), mas também é bastante comum em regiões históricas.

Em Petrópolis (RJ), o turista pode pode participar de dramatizações de época no Museu Imperial, além de declamações de poesia e canções.

Na Chapada dos Veadeiros (GO), um passeio de três dias envolve passeio de balão, workshop de fotografia e também uma "sessão" de nascer do sol na região.

O turismo criativo é uma oportunidade para empresas do setor estudarem a própria região para conhecer e desenvolver roteiros e serviços que proporcionem experiências inesquecíveis. Por isso, quem pensa em atuar nesse nicho deve responder algumas questões:

O que a sua cidade ou região faz de melhor?

Qual o diferencial da sua cidade ou região?

Que aspectos da cultura diferenciam a cidade de outras?

Quem são as figuras importantes da comunidade local?

Há algum tipo de artesanato que caracteriza a região?

Quais são os pratos típicos da cidade?

Qual a história da cidade? Existem monumentos que representam?

Os questionamentos possibilitam a reflexão e observação da localidade, a fim de desenvolver novos serviços que proporcionem experiências aos turistas. Para tanto, é importante ter um olhar de distanciamento da realidade para identificar as oportunidades.

VIAGENS TEMÁTICAS E INCURSÃO NA NATUREZA

Para os micro e pequenos empresários do setor que querem investir em serviços focados no turismo criativo, o SIS/Sebrae recomenda:

Atente para o que a sua região oferece de melhor e que pode ser tratado como uma experiência aos turistas. Gastronomia, belas paisagens, vida cultural e até mesmo vida rural são alguns temas a serem explorados;

Participe de eventos do setor turístico para conhecer as tendências, tecnologias e informações sobre o comportamento do turista.

A participação em eventos proporciona, além da obtenção de conhecimentos, o networking entre profissionais, especialistas e empresários da área, o que pode resultar em novos negócios e parcerias;

Conte com o Sebrae para inovar no seu negócio. São diversas soluções oferecidas para tornar o seu negócio mais competitivo e inovador.

O Sebraetec oferece auxílio às empresas em áreas como design, inovação, qualidade, serviços digitais entre outros, o que pode contribuir para a criação de um turismo criativo em seu negócio.

Para saber dessa e de outras soluções do Sebrae, entre em contato pelo 0800 570 0800 e agende um horário com um dos consultores na unidade mais próxima.