A uni�o e coopera��o de todos promovem a mudan�a positiva no tr�nsito

30/05/2017 00:00:00


O mote do Movimento Maio Amarelo em 2017, “Minha escolha faz a diferença no trânsito” chamou a atenção para as atitudes de cada cidadão, com o objetivo de unir a todos para a construção de um trânsito mais seguro.

Por terem necessidades diferentes ao transitar, motoristas, ciclistas e pedestres muitas vezes não conseguem entender a realidade e as dificuldades que cada um possui em seu trajeto.

Por exemplo, quando uma pessoa que geralmente anda de carro, decide sair de casa a pé, percebe que muitas vezes é difícil os carros pararem na faixa de pedestre para a travessia, porém ele mesmo não parava quando transitava por ali de carro.

Todos estes problemas de convivência no trânsito podem ser resolvidos se cada uma das partes adotarem uma postura de respeito e empatia sobre a realidade do outro ao trafegar.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) 90% dos acidentes são causados pela imprudência e negligência ao transitar, e a única solução para este tipo de ocorrência é simples, a conscientização.

Ao sair de casa, cada um deve ser responsável pelas suas atitudes e adotar hábitos saudáveis no trânsito. Isso significa utilizar todos os equipamentos de segurança, não beber antes de dirigir e deixar o celular de lado na hora de pegar a estrada, entre diversos outros comportamentos que contribuem para gerar um ambiente seguro para você e para as outras pessoas, desde o pedestre ao motorista.

Seja a mudança que você quer ver no trânsito, pois se cada um tomar a iniciativa, todos saíram ganhando.

Esta ação faz parte do planejamento de atividades do SindsegSC para contribuir com o Movimento Maio Amarelo e assim conscientizar a sociedade para a redução do grande número de acidentes de trânsito.

Com informações do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras