Entidades

Em viagem � Su�cia, presidente da Fecom�rcio conhece estilo n�rdico de neg�cio

12/05/2017 10:35:00

Catarinenses de v�rios segmentos desembarcam na Europa neste domingo

Em viagem � Su�cia, presidente da Fecom�rcio conhece estilo n�rdico de neg�cio
Fecom�rcio: Conex�o Su�cia.(Foto:Divulga��o)

Comitiva de catarinenses formada por administradores, empresários, engenheiros, gestores públicos e privados vivenciam a partir deste fim de semana exemplos da prosperidade nórdica. 

Representando o setor terciário, o presidente Bruno Breithaupt integra a deleção, ao lado de 27 participantes.O objetivo da missão durante os dez dias é buscar oportunidades seguindo o modelo de sucesso de uma das economias mais competitivas e diversificadas do mundo.

O grupo participará de visitas técnicas, cursos e troca de informações entre profissionais dos dois países nas áreas de sustentabilidade, inovação e negócios.

O roteiro prevê ainda visitas a gigantes mundias como,  Eletrolux, Volvo Car e SKF,  todas com o DNA sueco. Ao todo serão visitadas 4 cidades: Estocolmo, Jönköping, Borås e Gotemburgo.

“Vamos conhecer in loco as práticas de sucesso que levaram o país a se destacar em diversos quesitos. Temos muito a aprender com eles sobre o papel estratégico dos investimentos em educação e tecnologia no desenvolvimento e produtividade do país. A expectativa do Sistema Fecomércio SC Sesc/Senac é operacionalizar uma parceria na educação, com possibilidade de os catarinenses cursarem a graduação e pós no país europeu. Sem dúvida, Santa Catarina é o estado com as melhores condições de construir parcerias promissoras com a Suécia”, afirma Breihaupt.

A Suécia está entre os cinco países mais tecnológicos do mundo. O sistema é sustentado pelo tripé universidade, empresa e governo, gerando um modelo de negócio que estimula o avanço do conhecimento e o aumento e  competitividade das empresas e dos parceiros.

Exemplo nórdico

A agenda oficial inicia em Estocolmo na segunda-feira, 15, quando o grupo visitará a empresa líder mundial na produção de eletrodomésticos, a Eletrolux. Fundada em 1919 na capital sueca, hoje tem como estratégia de negócios a sustentabilidade.  Os EUA e Brasil estão na lista entre os maiores consumidores. Ao final da tarde de segunda-feira, o embaixador do Brasil na Suécia, Marcos Pinta Gama, recebe o grupo para uma recepção na residência oficial.

Os catarinenses seguirão para Jönköping, distante 324 Km da capital sueca na terça-feira, 16, onde cumprem roteiro na Universidade de Jönköping. Haverá uma visita ao Science Park, e posteriormente o grupo participará de um curso sobre Resiliência e Gerenciamento da Qualidade para empresas competitivas,considerado um dos destaques da programação na universidade. 

Ainda em Jönköping a comitiva visitará o Museu Industrial da Husqvarna, que produz uma gama de produtos em áreas como: armas de caça, bicicletas, motocicletas, máquinas para jardinagem e construção.   A empresa fundada em 1689 atua focada na responsabilidade em questões ambientais. Os catarinenses também participarão de um almoço de negócios com representantes da Câmara de Comércio local.

Na quinta-feira 18 de maio, a missão  desembarca em Borås para cumprir agenda na Universidade, onde está estabelecida a Escola Sueca de Têxteis, uma das mais avançadas do mundo. Os "têxteis inteligentes" são empregados até na área da saúde, como na produção de stents de malha. A Universidade de Borås é reconhecida nacionalmente pela Agência Nacional Sueca para Educação Superior como uma das que mais empregam no país, demostrando que os alunos formados na instituição, não encontram dificuldades para conseguir emprego.

Em Borås será realizada também visita às instalações da Usina de Reciclagem que se destaca por criar soluções sustentáveis a longo prazo para os fluxos de resíduos e energia. A cidade reutiliza 99,6% do lixo produzido. Menos de um por cento vai parar no aterro. Na Usina, o lixo é transformado em energia- esta inovação impacta na redução de 50% no custo da conta de luz para os moradores.

Segundo o idealizador da Missão Suécia, o administrador Eduardo Bridi, a intenção é desenvolver um projeto piloto semelhante num pequeno município em Santa Catarina.

"Nosso objetivo é através de uma parceria público/privada instalar uma planta de reciclagem,  à exemplo do país nórdico. É uma iniciativa que nos leva exatamente ao propósito da Missão, verificar e aprender in loco questões relativas à administração, sustentabilidade e formação de profissionais", detalha.

Outro endereço a ser visitado no município de pouco mais de 100 mil habitantes será a empresa Centiro, destaque mundial na implementação de sofware de logística, com soluções para e-commerce, gestão de transportes e prestação de serviços.

Na sexta-feira,19, a missão segue para a cidade de Gotemburgo, onde visita o Grupo SKF, líder global em soluções no ramo de rolamentos.  Os profissionais de Santa Catarina farão visita à Volvo Cars Visitor Center, onde será possível ter uma ampla visão de uma das indústrias mais importantes da Suécia e do mundo. A visita guiada do Centro de Experiência de Marca possibilitará aos catarinenses conhecerem mais sobre a visão da empresa em áreas como conectividade, segurança, design e meio ambiente. Na sequência, o grupo visitará  a IKEA, multinacional sueca de venda de móveis e acessórios de decoração.  O modelo comercial é referência e os produtos revelam as características mais marcantes no estilo sueco de decoração.

Idealizadores

A Missão Suécia está sendo desenvolvida pelo Instituto de Capacitação, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional em Gestão Social e de Tecnologia da Informação (IDESTI) e VEC - Valor e Competência,  com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA) e Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), além da parceria com entidades empresariais e governamentais.  A operacionalização está sendo realizada pela Shopconsult, empresa parceira, especializada em missões técnicas e eventos corporativos.

A viagem é um desdobramento do evento Conexão Suécia, realizado em novembro do ano passado em Florianópolis, com a participação de três palestrantes do país que também integram a missão.  A edição de 2017 será realizada em novembro com o mote Inovação e Turismo, dois pilares da economia catarinense.