Trabalho

Justi�a do Trabalho reduz em 94% o estoque de processos antigos

09/02/2017 12:43:00

C�lculo inclui a��es distribu�das at� 2014 e que ainda estavam pendentes de julgamento

Justi�a do Trabalho reduz em 94% o estoque de processos antigos
Maior parte das a��es foi julgada nas 60 unidades de primeiro grau (varas do trabalho) distribu�das em todo o Estado (Foto: Divulga��o)

A Justiça do Trabalho de Santa Catarina reduziu seu arquivo de processos antigos (distribuídos até o ano de 2014) de 57 mil para quatro mil ações pendentes de julgamento, uma queda de 94% em apenas dois anos.

O cálculo leva em conta as ações de primeiro e segundo graus e não inclui os processos suspensos.

A maior parte das ações foi julgada nas 60 unidades de primeiro grau (varas do trabalho) distribuídas em todo o Estado.

Juntas, elas conseguiram solucionar mais de 51 mil processos, uma redução de 93% sobre o acervo de ações pendentes registrado em janeiro de 2015.

As varas de Canoinhas, 3ª de Chapecó e 2ª de Itajaí conseguiram deixar seus arquivos “zerados”.

Já na segunda instância, composta pelos gabinetes dos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), foram julgados mais de 95% dos processos considerados antigos, o que fez o estoque do segundo grau despencar de 5,5 mil para 310 ações.

Com o resultado, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) conseguiu bater a Meta Nacional 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabeleceu aos TRTs de todo o país o desafio de reduzir em pelo menos 90% seu acervo de processos distribuídos até 2014.