Patrocinado
Ampe participa de encontro com bancada parlamentar catarinense

Ampe participa de encontro com bancada parlamentar catarinense

Associações Empresariais e entidades de Blumenau, Itajaí e Rio do Sul promoveram um encontro com integrantes da Bancada Parlamentar catarinense do Congresso Nacional, para manifestar preocupação com a falta de apoio a obras federais no Vale do Itajaí.

A reunião foi concentrada em Blumenau e aconteceu na nova sede da Associação Empresarial – ACIB.

Constatou-se a presença de muitas lideranças dos 47 municípios que compõem a bacia do Vale do Itajaí.

A Ampe Blumenau esteve representada pelo seu presidente, Carlos Braga Mueller, e pelo vice, Carlos Pintarelli.

Estiveram presentes o Senador Dalírio Beber, que é o atual coordenador da bancada, o Senador Paulo Bauer e o Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça. Também o deputado federal licenciado, João Paulo Kleinubing, participou do encontro.

Pela ordem, foram apresentados os temas que originaram o debate.

O primeiro deles abordou um assunto que parece de solução interminável: as obras de duplicação da BR-470.

Em seguida, foi colocado em foco o projeto da Ferrovia da Integração, cujo trajeto não prevê mais sua passagem pelo Vale do Itajaí.

Representante do Aeroporto de Navegantes colocou a situação daquele importante terminal aéreo, carente de modernização, revitalização e de uma nova pista para possibilitar a implantação de um terminal de cargas.

Em seguida foi apresentada reivindicação da área portuária de Itajaí/Navegantes, que clama pela ampliação da bacia de evolução, o que vai possibilitar a movimentação de navios de maior calado na foz do Rio Itajaí Açu, onde estão localizados os Portos de Itajaí e Navegantes (Portonave).

Em todas as causas apresentadas, ficou claro que não são pedidos novos, e sim antigas aspirações, as quais ou andam muito vagarosamente, caso da duplicação da BR-470, ou não são levadas em conta.

Foi colocado, na ocasião, que dos impostos federais arrecadados em Santa Catarina, apenas 17% retornam em obras e/ou melhorias, enquanto alguns Estados da Federação são contemplados com verbas que superam em até 300% suas arrecadações aos cofres federais.

Dalírio Beber e os demais participantes manifestaram a intenção de se debruçar sobre os projetos analisados, batalhando em Brasília, junto aos órgãos competentes, para que eles tenham continuidade e/ou solução.

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado